VOLUNTARIADO

VOCÊ SABE O QUE É SER VOLUNTÁRIO?

“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos...". (Organização das Nações Unidas – ONU)

No serviço voluntário o dinheiro não é o objetivo final, nem a medida de referência. Cooperação, responsabilidade, compromisso, solidariedade, tolerância, deixam de ser algo abstrato e se tornam realidade.

O trabalho voluntário é regulamentado no Brasil pela Lei 9.608/1998 e é considerado como:

  • Art. 1º. “Atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

  • Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

  • Art. 2º. O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.

  • Art. 3º. O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.

 

  • Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.

  • Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

  • Art. 5º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

QUEM PODE ATUAR COMO VOLUNTÁRIO?

- QUEM TIVER VONTADE!

 

Não é somente o especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. 

 

Qualquer pessoa pode contribuir com suas capacidades, habilidades e dons.


O voluntário doa sua energia e criatividade objetivando ajudar os outros. Trata-se de uma atividade que gera a oportunidade de fazer amigos, de viver novas experiências, e conhecer outras realidades. O voluntário doa seu trabalho, mas ganha em
troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novos e a satisfação de se sentir útil...

ÁREAS DE ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NA VIANNEY

APOIO BAZAR

TRIAGEM BAZAR

ORGANIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

MONTAGEM DE CESTA BÁSICA

DIGITAÇÃO DE NOTA FISCAL PAULISTA

RECEPÇÃO

PALESTRAS DIVERSAS

OFICINAS DIFERENCIADAS

RECREAÇÃO

MANUTENÇÃO PREDIAL

COMUNICAÇÃO (REDES SOCIAIS)

EVENTOS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUE

ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS E REGISTROS

COMO SER VOLUNTÁRIO NA VIANNEY?

Entre em contato conosco pelo telefone (19) 3276-0677 ou envie uma mensagem para nosso WhatsApp (19) 98981-0094. Será um prazer ter você em nosso time!