SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

De acordo com a Resolução CNAS nº 109/2009, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, complementando o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social e deve ser realizado em grupos.

 

O serviço é pautado no fortalecimento da convivência familiar e comunitária, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos, bem como assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

 

As famílias que procuram a organização encontram-se em situação de vulnerabilidade decorrente da pobreza, da desigualdade, da privação e/ou fragilização de vínculos afetivos e sentimento de pertencimento social ou alvo de discriminações diversas.

A intervenção social deve estar pautadas nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas que constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

O serviço oferecido pela Vianney, visa portanto não só oferecer ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos afetivos, mas também a promoção da inclusão social, ao combate ao preconceito e discriminação. Além de contribuir para que as informações referentes as dificuldades encontradas no território ganhem espaço na comunidade.

Estimulamos nosso público a agirem como autores e atores de suas decisões, levando em consideração um conjunto de ações que culminarão na construção do seu Projeto de Vida, tanto pessoal, quanto profissional. Possibilitamos novos conhecimentos, potencializamos habilidades, além de oportunizarmos a conquista de uma vida com qualidade, através da busca pela autonomia, podendo estes, conduzir suas vidas e não serem conduzidos. Possibilitamos não só a melhora da autoestima, mas também o senso de cooperação, solidariedade e de respeito mútuo.

Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

ATIVIDADES OFERECIDAS

PELO PROJETO

OFICINAS:
• Artes Manuais  
Cidadania  Culinária  Esportes
 
HIP HOP
 
Inclusão Digital

PLANTÃO SOCIAL:
• 
Cesta Básica 
•  Encaminhamentos
• Orientações
 Visita Domiciliar

IMG_2342_edited.jpg

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS contribui com os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030, formulada pela Organização das Nações Unidas (ONU).