QUEM SOMOS

A Associação de Assistência Social São João Vianney foi fundada em 1957 motivada pela forte atuação da Comunidade Católica em nossa região, e pelo sentimento de solidariedade e comprometimento para melhoras a vida das pessoas. É uma Organização Social reconhecida pela excelência com a qual desenvolve suas atividades há seis décadas.

Por meio do desenvolvimento de atividades sócio educativas, visa o enfrentamento da pobreza e exclusão social contribuindo para o fortalecimento da comunidade onde está inserida.

O trabalho envolve, não só, o acolhimento e escuta qualificada, mas também a reflexão sobre sua condição de vida, o trabalho integrado com a comunidade local (equipamentos/espaços sociais existentes), o encaminhamento para a rede sócio assistencial do município e a inclusão a benefícios de transferência de rendas.

Em 60 anos de existência demonstra consistência na implementação de seus programas e projetos sociais, com muita credibilidade junto a opinião pública e contribui também para a formação do cidadão ético, comprometido com valores familiares, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e social promovendo a construção da cidadania e com foco na sustentabilidade das suas ações.

Nosso intuito é atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e a terceira idade, bem como as famílias da nossa comunidade em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes na micro região sul da cidade de Campinas, que abrange 40 bairros com uma média de 70 mil habitantes.

Atualmente a Vianney possui duas unidades, sendo a Unidade I (Sede), localizada na Vila Cura d'Ars, onde desenvolve-se trabalhos voltados ao Centro de Convivência Inclusivo Intergeracional que proporciona atividades para jovens, adultos e terceira idade, além da execução do programa Sócio Familiar que abrange atividades voltadas à segurança alimentar (distribuição de em média 60 cestas básicas mensalmente), parceria com o governo do Estado de São Paulo (Programa Viva Leite) e os Plantões de Atendimento Social. Nesta unidade também opera o administrativo da organização e funciona o Bazar, uma forte fonte de captação de recurso para a Instituição.

Na Unidade II, localizada na Vila Georgina, onde executa-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido à 90 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos, com atividades voltadas à garantia de seus direitos, através de oficinas de Artes Manuais, Esportes, Culinária e Teatro, além de trabalhar a leitura, debates e atividades que desenvolvam o senso crítico e a promoção da cidadania.